Nice Groove

Nice Groove Batucada Lusófona são um projecto sócio comunitário com o objectivo de integrar pessoas das mais variadas culturas na vida ativa, através da via artística.
Batucada composta por instrumentos de bateria de samba, os Nice Groove inspiram-se em ritmos e canções lusófonas que sejam um reflexo da cultura suburbana da região da Grande Lisboa. Dá-lhes um toque único, cheio de energia e boas vibrações, envolvendo o público e mostrando que a música pode ser tocada por todos e por cada um.

Em 2007, em Matarraque, técnicos de intervenção social da Câmara Municipal de Cascais aperceberam-se do alto nível de performance musical e dedicação demonstrados por vários alunos com dificuldade em encontrar sentido para escola. Esses jovens, expremiam-se de forma genial e subversiva na fila do refeitório, tocando e cantando KUDURU, usando as chaves de casa e as portas da cantina.

O convite para dinamizar uma oficina de percussão foi dirigido a alguns elementos dos Terrakota (David, Nataniel e Júnior) que incluíram também o antigo percussionista dos Dazkarieh, Filipe Neves.

Durante dois anos letivos, a oficina funcionou à quarta-feira dentro da escola Matilde Rosa Araújo e por lá passaram algumas dezenas de alunos.

Depois de alguns anos de intervalo, este projecto de intervenção sócio comunitária voltou em Outubro de 2013, agora na Estudantina Recreativa de São Domingos de Rana (ERSDR) e numa lógica de integração de jovens adultos na vida activa, promovendo a interculturalidade. Em setembro de 2014, passou a ser da exclusiva responsabilidade de uma equipa de ritmistas voluntários liderada pelo músico e professor primário Filipe Neves, por Marisa Pinto (técnica superior de Animação Sociocultural) e por João Lanita (Músico dos Oitiva e Designer Gráfico).

A CM de Cascais, a Estudantina R.S.D.R, o espaço Orienta.te e a Copycat são os principais parceiros deste projeto.

A forma de dar sentido ao trabalho realizado foi a de organizar ATAKES de BATUCADA DE RITMOS LUSÓFONOS através de uma BATERIA DE SAMBA.

ATAKES porque a ideia foi sempre a de surpreender as pessoas no seu quotidiano, oferecendo-lhes boas vibrações.

RITMOS LUSÓFONOS pois a influência das culturas dos países Lusófonos nas gerações mais novas de portugueses é enorme.

BATERIA DE SAMBA devido à facilidade que estes instrumentos proporcionam neste tipo de actuações.

NICE GROOVE pretende ser um espaço, não de aulas, mas sim de partilha e construção de RITMOS que sejam um reflexo da cultura suburbana da região da Grande Lisboa.


Didgeridoo , Music and Sound

%d bloggers like this: